Mudanças a Caminho e Mercado de Natal
Share
Nos dias 14 e 15 deste mês de Dezembro, tive a oportunidade de fazer a minha primeira mostra dos meus produtos num mercado de Natal no Estoril. Apesar do muito frio que se passou por lá e dos poucos visitantes, esta minha presença foi muito esclarecedora em relação a muitas questões.
A começar pela presença de outras duas "banquinhas" com produtos gravados em laser, isto, numa feira pequenina com cerca de umas 20 bancas no total. Dá para perceber que esta tecnologia está para ficar e que está a ser abraçada por muitos portugueses.
Em segundo lugar, por um acaso, a praceta onde decorria a feira tinha uma loja de brinquedos de madeira (e não só) em frente. Foi algo que me interessou imenso e fui logo dar uma "espreitadela" para ver o que tinham e que tipo de preços praticavam dentro do que ofereciam. Consegui conversar um bocadinho com a dona da loja sobre esta questão dos brinquedos, da construção, das marcas, do que é esperado pelos clientes, etc. A conversa foi curta mas elucidativa. Fiquei com alguns nomes na cabeça, de uns construtores de brinquedos portugueses e especialmente um nome que vinha sempre à baila durante a conversa, devido à notoriedade e excelência da marca - Maileg.
Assim que tive um tempinho, fui logo procurar do que se tratava e o que é que a marca vendia. Fiquei fascinado com todas as casinhas e acessórios e todos os brinquedos que vendiam. Dava para perceber a razão das menções repetidas durante a conversa. Os preços eram um bocadinho acima do razoável para um consumidor português, mas justificável, visto que a empresa é Dinamarquesa e obviamente que para estes, os valores até acabam por ser aceitáveis. Perdi imenso tempo a vasculhar o site deles e todos os produtos até que nos acessórios em miniatura, decidi carregar no botão de informação para perceber as dimensões de cada um. Aqui é que todo o meu espanto foi por água a baixo, imediatamente a seguir às dimensões, vinha um campo a dizer que era produzido na China. Fiquei desiludido, mas pensei que se tratasse apenas de um caso. Comecei a ver as casas, os outros acessórios e tudo que fui vendo, era fabricado na China e não na Dinamarca como seria de esperar, tendo em conta os preços e a nacionalidade da marca.
Este pequeno acaso, acabou por se transformar em algo muito maior. Comecei a procurar outras marcas de produtos supostamente artesanais, para bebés, produtos esses que cheguei a comprar para os meus filhos e reparo que ou são também produzidos na China ou na Ásia, como muitos acabam por colocar para não especificar o país. Basicamente estamos a falar de empresas europeias em que apenas as sedes e o marketing é que são realmente europeus, porque o produto é fabricado noutro continente, com valores obviamente baixíssimos, tendo assim uma margem de lucro gigante.
No entanto, poderia acabar por aqui, mas não 😅 comecei a procurar fornecedores de produtos em madeira e brinquedos em quantidades (bulk). Encontrei vários sites desta especialidade, praticamente todos baseados na China e qual o meu espanto quando vejo imensos produtos que são vendidos em lojas online ou até mesmo físicas por valores irrisórios. Jogos de madeira por pouco mais de 1€, sendo não dá para comprar à unidade mas sim, sempre em quantidades absurdas.
Foi aqui que comecei a refletir um bocadinho sobre o meu trabalho, os meus produtos, os preços e o que ofereço na minha loja online. Muitas vezes sentia pressão em ter preços baixos para competir com X ou Y loja, porque não percebia como é que poderiam ter X produto com acabamento colorido e tudo mais a valores que seriam impensáveis para mim e percebi que afinal não tem de haver essa competição. Eu estou a trabalhar com a matéria-prima comprada em Portugal, com os custos de cá, gasto o meu tempo a idealizar, desenhar e prototipar todos os novos produtos, e depois, sou eu também que executo todas as encomendas recebidas. Obviamente que é impossível competir com estes mercados, especialmente ao nível do preço, daí que praticamente todos os meus produtos disponíveis em loja terão uma revisão, alguns com mudanças de design mais radicais, outros umas pequenas alterações, tudo com o foco no melhor produto possível, sem querer competir com os preços de outras marcas com fornecimento externo.
Há muita mudança a caminho, a começar já em Janeiro 😊 Boas entradas e muito obrigado a todos que tornaram este meu trabalho possível.